Há 4 hábitos que promovem a felicidade, segundo a ciência.
Estudos científicos recentes apontam alguns dos hábitos saudáveis a ter no dia-a-dia, nomeadamente:
Identificar sentimentos - reconhecer as emoções trava a função da amígdala, a região cerebral ativada durante processos emocionais. A sugestão é, expressar por escrito ou verbalmente as experiências pessoais, uma vez que esta prática pode facilitar a identificação de questões específicas, e desenvolver habilidades para lidar com elas.
Socializar - reservar algumas horas diariamente, ou curtos momentos, para interagir socialmente é fundamental para aumentar a felicidade. Identificou-se que o fator comum entre as pessoas que se consideram felizes é a qualidade das suas relações interpessoais. Constatou-se também, que aqueles que mantêm laços com amigos e familiares tendem a ter vidas mais saudáveis, a alcançar mais objetivos significativos e a desfrutar de melhor saúde física.
Fazer exercício físico regularmente - exercitar produz níveis de felicidade mais altos do que ter riqueza, segundo os estudos feitos. Como já corroborado pela ciência - mens sana in corpore sano. As pessoas que praticam exercício regularmente experimentam menos dias de má saúde mental, em comparação com aquelas que não praticam. Além disso, constatou-se que os benefícios são ainda maiores para aqueles que se exercitam em grupo.
Contacto físico - O contato físico diminui a segregação de cortisol no cérebro, facilitando a libertação de oxitocina e serotonina. Identificou-se que o efeito de abraçar alguém, está diretamente ligado à redução de um estado de espírito negativo que surge em situações de conflito pessoal, além de diminuir níveis de stress, resultando em maior felicidade.
Fontes: National Geographic, 16 Janeiro de 2024