Como o nosso corpo responde aos sentimentos
Desvendando experiências corporais do Amor: Como o nosso corpo responde aos sentimentos
Cientistas da Universidade de Aalto na Finlândia, realizaram um estudo pioneiro mapeando as áreas do corpo humano mais impactadas por diferentes tipos de amor.
Publicado na revista científica Philosophical Psychology, o estudo analisou 27 tipos de sentimentos amorosos, incluindo: amor próprio, romântico, sexual, parental, entre outros, experienciados em relação a amigos, estranhos, natureza e até religião.
Os participantes foram solicitados a ilustrar, através de desenhos, onde no seu corpo, e com que intensidade sentiam diferentes emoções ligadas ao amor. O resultado foi um esquema detalhado mostrando que as emoções mais intensas, como a paixão e o amor pelos pais, são predominantemente sentidas na parte superior do tronco, especialmente no peito e no cérebro/cabeça.
Este estudo destacou também que o amor é um fenômeno complexo, envolvendo aspetos biológicos, psicológicos, sociológicos e religiosos. Revelou uma correlação significativa: quanto mais intensamente um tipo de amor é sentido no corpo, mais fortemente ele é também sentido na mente e mais agradável é a sensação.
Esta pesquisa sublinha a interconexão entre sentimentos e a mente, ressaltando a importância de sentir-se bem para criar pensamentos positivos. Compreender como diferentes tipos de amor afetam o corpo pode ajudar a promover o bem-estar emocional e mental.
Em "Revista Visão" 13/10/2023