Cultivar Plantas em Casa: Benefícios para a Saúde e Bem-Estar
Cultivar plantas em casa vai além do prazer estético; traz significativos benefícios para o sistema imunológico, autoestima e bem-estar geral.
Uma pesquisa europeia conduzida por cientistas da Universidade de Helsínquia, do Instituto de Recursos Naturais da Finlândia e da Universidade de Tampere revelou que o contato com o solo ao cultivar plantas em casa pode melhorar a imunidade, a autoestima e o bem-estar.
O estudo envolveu voluntários que cultivaram plantas em casa usando um solo rico em microrganismos, semelhante ao encontrado em florestas. Os participantes utilizaram kits de jardinagem com floreiras e plantaram ervilhas, alfaces, feijões, mostarda, alho e gengibre (em formas como sementes, rizomas e bolbos).
Após um mês de jardinagem doméstica, os cientistas observaram um aumento na diversidade da microbiota da pele dos voluntários, associada a níveis mais altos de citocinas anti-inflamatórias no sangue, elementos cruciais para um sistema imunológico forte. Além disso, o prazer proporcionado pela jardinagem contribuiu para uma melhor qualidade de vida e senso de autoproteção.
O sistema imunológico é uma rede complexa de defesa que protege o corpo contra agentes invasores, como as infeções. A maior diversidade da microbiota da pele desempenha um papel importante na regulação desse sistema.
Estudos anteriores também haviam demonstrado que o contato com a terra está relacionado com o aumento da serotonina, e consequente melhoria da saúde e do bem-estar.
Em resumo, cultivar plantas em casa não só embeleza o ambiente, mas também promove uma saúde melhor e um maior bem-estar.
Em: Só Noticia Boa - 15 de junho de 2024